Usando Hiren's como boot pelo pendrive




Olá galera!

Acho que todo profissional de informática já usou ou pelo menos já ouviu falar do Hiren´s Boot, mas quem não conhece, vou falar um pouco dele aqui. Se trata de uma ferramenta multi-uso que contém algumas dezenas de outras ferramentas para se dar manutenção em computadores. Através de um boot pelo CD em que ela esteja salvo, você tem acesso ao sistema Windows XP em formato executável chamado de MINI-XP. Assim, se por acaso seu HD deu algum problema, seu SO não está mais carregando e você quer recuperar seus arquivos que estão nele, com o boot pelo Hiren's você conseguirá acesso ao drive desse HD, fazendo a reparação do sistema operacional ou até mesmo salvando seus arquivos importantes.

Bom, como hoje em dia os pendrives estão gradativamente substituindo os CDs e DVDs, nada mais útil do que passar a usar o Hiren's dando boot pela USB, né?! Até porque, os CDs/DVDs arranham com o passar do tempo e do uso, então de tempo em tempo você terá que queimar uma mídia nova pra gravar outro Hiren's Boot. Então, para facilitar, vamos passar a usar um pendrive que pode ser de 1 giga mesmo, pois o Hiren's tem menos de 600 Mb.

Antes de começar o tutorial, você vai precisar baixar além do Hiren's Boot, outros dois programas para tornar seu pendrive "bootável": USB Format e Grub4dos. Abaixo o link para baixá-los juntos em um só pacote:




Ok, agora que você já baixou tudo, vamos à obra!

Descompacte os arquivos e vá até a pasta do USB Format e clique com o botão direito sobre o arquivo e escolha Executar como Administrador, a seguinte tela irá aparecer:




Na opção Device, você vai escolher o drive do seu pendrive e em File system, escolha FAT32. Coloque o nome que preferir em Volume label. As outras opções, deixe em branco.

Note que uma nova tela surgirá informando que os dados do seu pendrive serão apagados e pedindo sua confirmação, se tiver certeza, clica em Sim.




O processo agora vai demorar alguns minutos, só aguarde.




Pronto, seu pendrive foi formatado em FAT32:




Agora vamos passar para a segunda parte do nosso tutorial, vamos executar o programa Grud4Dos também como administrador. Na pasta tem dois arquivos executáveis, você vai executar o grubinst_gui.exe

Agora essa parte você precisa prestar atenção. Na caixa de seleção Disk, após clicar em Refresh, vão aparecer o seu HD, o seu pendrive e se tiver mais algum, também vai aparecer. Baseie-se pelo tamanho, no caso desse tutorial, usei um pendrive de 4GB, então o dispositivo é o que tem o tamanho de 3812M. Em Part list, selecione Whole disk (MBR). O resto não precisa marcar nada, como mostra a figura seguinte:




Agora clica em Install, uma tela preta do DOS irá aparecer pedindo para você pressionar ENTER, faça isso:




A tela do DOS vai sumir e agora é só fechar o Grud4Dos clicando em Quit.

Agora vamos organizar os arquivos. Se você já extraiu o arquivo Hiren's Boot 15.2, copie a pasta HBCD para dentro do seu pendrive. Dentro dessa pasta tem dois arquivos: glrdr e menu_lst. Mova esses dois arquivos para fora dessa pasta. Copie os outros arquivos que foram extraídos também para dentro do pendrive. No final, deve ficar da seguinte forma:




Uma pasta e 6 arquivos no total.

Terminamos. Ejete seu pendrive e coloque de novo na USB. Se o símbolo do Hiren's aparecer, tudo deu certo e agora você tem um pendrive "bootável"!




Bom, espero que tenham gostado!


Façam bom proveito!