Os Dez Melhores Antivírus do Mercado




A maior parte dos computadores fica conectado na internet o tempo todo em que está ligado. Isso porque dependemos da web para tudo hoje em dia. Mas você já parou para pensar que isso significa que você está 24h por dia vulnerável a ataques dos mais variados tipos? Um antivírus sempre pode resolver o seu problema, mas qual utilizar? São muitas opções e raramente é possível saber quais deles têm bons bancos de dados sobre vírus e atualizações realmente eficientes. Por isso, listamos os 10 programas de antivírus mais conhecidos e comparamos cada um deles, dando uma nota e escolhendo qual deles é o mais adequado para o seu PC. Confira!


McAfee



Conhecido por algumas pessoas, esse antivírus é extremamente poderoso, com uma grande capacidade de proteção do seu sistema, já que conta com muitos bancos de dados de vírus. O problema é que sua performance não é das melhores, já que ele foi feito para empresas e não para uso doméstico. Por isso ele acabou sendo muito criticado, já que sua interface não é fácil de entender. Apesar de ter algumas ferramentas extras, o McAfee também tem um problema com memória. Enquanto alguns de seus concorrentes consomem cerca de 30MB da memória RAM, esse antivírus chega a utilizar mais de 100MB. Para a maioria dos computadores, isso significa algo entre 10% a 20% da memória e a certeza de que vai ficar tudo muito lerdo enquanto ele estiver rodando.

Nota: 6


ESET NOD32



Se você quer facilidade, simplicidade e segurança, essa é a melhor escolha. O ESET é um antivírus feito para quem deseja um programa leve e não quer alterar muito as configurações, mas se preocupa em proteger ao máximo o seu computador. Ele só peca por não ter uma boa performance na hora de se atualizar com seu banco de dados de programas maliciosos, mas é ótimo para quem não deseja alterar configurações. Aliás, esse é outro problema dele: não é possível fazer grandes mudanças nas configurações e ainda possui poucas ferramentas.

Nota: 7


Microsoft Security Essentials



Se você quer proteção para o Windows, nada melhor que usar um programa feito pela própria Microsoft. Ele não possui um firewall porque utiliza o do sistema operacional e seu maior objetivo é oferecer uma proteção sempre atualizada contra as mais diversas ameaças. Por isso, ele tem um alto nível de proteção e performance, além de uma simplicidade para que todos possam usar esse antivírus e não prejudicar o desempenho do PC. O lado ruim é que ele não possui ferramentas extras e nem possibilidade de grandes alterações, além de sincronizar somente com o Internet Explorer ignorando o Mozilla Firefox e o Google Chrome.

Nota: 7


Avast!



Outro programa muito famoso, o Avast! tem potencial tão grande quanto o AVG tanto na hora de buscar por atualizações e melhorias para seu sistema quanto em performance. O problema, mais uma vez, é na tabela de vírus registrados, ainda pequena quando instalado. Então algumas coisas podem infectar o seu PC. O lado bom é que, depois de instalado, ele permite que você selecione entre cinco tipos diferentes de scan do computador. E ainda limpa o seu navegador de qualquer toolbar. O lado ruim é que uma vez por ano você precisa refazer o registro gratuito ou ele pára de funcionar.

Nota: 8


AVG



Um dos antivírus mais famosos do mundo, o AVG é perfeito para quem gosta de uma boa proteção, mas é preciso tomar cuidado pois nem sempre ele traz consigo a maior lista possível de vírus, o que significa que alguns malwares podem passar despercebidos. Em contrapartida, ele costuma se atualizar sempre e acessa muitos sites pra buscar melhorias de seu sistema. Só cuidado com as toolbars que ele oferece durante a instalação. E se houver um erro nesse momento, ele vai ter de baixar todos os arquivos na hora, o que pode ser um pouco chato. No geral, funciona bem e com velocidade. Suas ferramentas são fáceis de utilizar e permitem alterações profundas nas configurações.

Nota: 8


Baidu



A empresa chinesa dona desse antivírus começou a investir recentemente no mercado brasileiro. O programa é totalmente gratuito, sem necessidade de renovar assinatura nem nada do tipo, funciona muito bem e é leve. Ainda por cima, possui diversas ferramentas dinâmicas e possibilidades de alteração de sistema. Existem três tipos diferentes de varredura e outras opções de funcionamento do Baidu. Seu único ponto fraco é que, por ainda ser novidade, não tem um banco de dados para vírus tão grande quanto seus concorrentes, além de possuir uma performance inferior na hora de buscar atualizações e descobrir novas formas de proteção. A esperança é que isso em breve mude.

Nota: 8


Norton



Mais um programa para essa lista que é extremamente útil e voltado para a sua segurança pessoal, sempre pensando em te poupar de roubo de identidades ou trojans que descubram suas senhas. O Norton também se preocupou muito com a leveza no sistema, para que a varredura não deixe o computador tão pesado. O lado bom é que tudo pode ser gerenciado pela nuvem com uma tecnologia nova que corrige e atualiza a versão do programa, além de instalar ele em todos os PCs de uma única rede. Você ainda pode usar diversas ferramenteas extras, como o Norton Protection System, Proteção de navegador, Proteção Comportamental do SONAR, Camada de remoção de ameaças e o Insight. O lado ruim? Nem sempre ele está tão atualizado quanto deveria e pode ficar pesado demais na hora de iniciar com o sistema operacional do PC.

Nota: 8,5


Panda



Esse é pouco conhecido do público em geral, mas faz um estrago gigantesco contra malwares e outros tipos de ameaças. Fácil de usar, prático para qualquer pessoa e eficiente, o Panda elimina qualquer ameaça com facilidade. Seu nível de proteção é altíssimo, mas sua performance na hora de se atualizar e buscar por melhorias não é das melhores. Por isso, conte com ele para acabar com problemas no PC, mas não se assuste caso um novo vírus passe por ele com certa facilidade. Ele também conta com ferramentas diversas, como antispywares e antiadware (impede que alguém o espione), além de antipishing para fazer transações bancárias em segurança. Ele bloqueia páginas maliciosas e analisa o seu computador o tempo todo.

Nota: 8,5


Avira



Também muito conhecido, esse antivírus sofre certo preconceito com alguns clientes, que dizem não aceitar esse programa tão bem quanto o Avast! ou o AVG. Na verdade, o Avira tem um sistema de proteção impecável, muito melhor que esses dois antivírus citados. Sua performance é tão boa quanto eles e busca sempre se aprimorar. A interface e facilidade de uso é tão importante para a empresa que a cada ano eles renovam o antivírus para que fique cada vez melhor, mesmo que tudo tenha que ser redesenhado. Fora que ele possui um detector de códigos que identifica programas maliciosos pelo código-fonte. Se você gostou, ainda dá para aproveitar diversas ferramentas, como o Browser Tracking Blocker, Website Safety Advisor, Protection Cloud e o Escaneamento do Drive de Rede. O maior problema dele é que de vez em quando surgem pop-ups chatos que podem atrapalhar na hora de utilizar o programa.

Nota: 9,0


Kaspersky



De toda a lista acima, este antivírus é o único que em muitos testes se mostrou com a melhor performance e com um banco de dados para vírus nota 10. O Kapersky tem uma interface inovadora e fácil de usar, sempre pensando em se aperfeiçoar ainda mais. Ele consegue inclusive identificar o uso do PC e adaptar o consumo dos recursos para não atrapalhar as outras tarefas. Isso significa que ele não vai ficar pesado, independente do seu computador ser bom ou não. O maior problema é que alguns sites potencialmente perigosos costumam não ser bloqueados e outros que são livres de vírus podem ser acusados como maliciosos. Ele só perde pontos nisso, mas vale muito o investimento.

Nota: 9,5



Depois dessa análise, podemos perceber que não existe antivírus perfeito. Mesmo assim, o Kaspersky e o Avira se mostraram dois grandes potenciais de proteção para quem quer algo prático e eficiente. Já o AVG, Avast! e Norton mostraram que são sim grandes antivírus, por isso seus nomes merecem o destaque que tantos dizem. Mas existem outras boas opções ainda desconhecidas, como é o caso do Panda, extremamente funcional e poderoso contra as mais diferentes ameaças. Caso você queira explorar novos recursos, o Baidu também é uma ótima opção.

Pra finalizar, deixamos aqui uma dica, se quer mesmo uma proteção eficiente, aconselhamos fazer a assinatura do antivírus que escolher para obter todas as suas ferramentas, pois a versão gratuita só fornece a proteção básica.

Proteja-se.