O que é a Criptografia?




O termo Criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "kryptós" e "gráphein", que significam "oculto" e "escrever", respectivamente. Trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consigam decifrá-la. Para isso varias técnicas são usadas, e ao passar do tempo modificada, aperfeiçoada e o surgimento de novas outras de maneira que fiquem mais seguras.

No passado, egípcios, gregos e romanos usaram a criptografia para evitar que suas mensagens caíssem em mãos erradas. Hoje em dia, o problema é o mesmo, mas a história é outra. A tecnologia usa a criptografia para que a troca de informações online seja cada vez mais segura. O conceito é o mesmo: codificar mensagens para assegurar a integridade da informação.

Na computação, o que define o grau de segurança de uma criptografia é a quantidade de bits aplicados à codificação. Começando do básico, uma chave de oito bits é capaz de gerar 256 combinações diferentes. Hoje, a maioria dos algoritmos de criptografia possuem chaves de 128 bits, o que já é bastante seguro. Em 1996, especialistas estimaram que fosse necessário uma chave de 90 bits para proteger as comunicações até 2016. E, uma chave de 128 bits é cerca de 275 milhões de vezes mais difícil de ser quebrada do que uma de 90 bits.

Por meio do uso da criptografia você pode:

- proteger os dados sigilosos armazenados em seu computador, como o seu arquivo de senhas e a sua declaração de Imposto de Renda;
- criar uma área (partição) específica no seu computador, na qual todas as informações que forem lá gravadas serão automaticamente criptografadas;
- proteger seus backups contra acesso indevido, principalmente aqueles enviados para áreas de armazenamento externo de mídias;
- proteger as comunicações realizadas pela Internet, como os e-mails enviados/recebidos e as transações bancárias e comerciais realizadas.

CRIPTOGRAFIA NO FAAGLE

O Faagle é o primeiro site de UPLOAD brasileiro que usa criptografia em todos os dados e arquivos passados para seus servidores.
Com o uso da criptografia o Faagle garante que ao classificar uma informação como sensível, somente quem estiver autorizado (possuindo a chave criptografada) terá acesso à informação.
Um arquivo uma vez criptografado é impossível realizar alguma adulteração sem deixar rastros notáveis, como alteração de hashes.

Hoje em dia é indispensável manter seus dados e arquivos COMPLETAMENTE SEGUROS! E todos nós sabemos o porque...

RECOMENDAMOS:
CADASTRE-SE AGORA > https://faagle.com/