Dicas Photoshop: modos de mesclagem de layers




Os modos de mesclagens controlam como os pixels interagem uns com os outros em layers diferentes. Você pode controlar exatamente como elas se misturam utilizando o modo de mesclagem. Alguns modos ignoram o branco e outros ignoram o preto.

MODO NORMAL: Este é o modo padrão e não causa nenhuma alteração.

MODO DISSOLVE: Ele faz com que os pixels semitransparentes se transformem em um jato de pontos.

MODOS DE MESCLAGEM QUE ESCURECEM:

DARKEN, MULTIPLY, LINEAR BURN, COLOR BURN e DARKER COLOR

DARKEN:
Ele analisa as cores de base e mescladas e combina as mais escuras para criar as resultantes. Qualquer cor escura na layer de baixo permanece e qualquer cor clara desaparece.

MULTIPLY:
Neste modo o Photoshop multiplica a cor de base pela cor de mesclagem. Você pode achar que esse modo é um revestimento duplo de tinta, já que a cor resultante sempre será mais escura do que a cor de base. A layer de cima parece ter sido impressa na de baixo.

COLOR BURN:
Escurece a imagem, aumentando o contraste geral. Se você utiliza 50% de cinza o Color Burn intensifica as cores na layer abaixo.

LINEAR BURN:
Nesse modo o Photoshop escurece a imagem, reduzindo o brilho. Na verdade ele é a combinação do Multiply e do Color Burn. Ele produz as cores mais escuras de qualquer modo de mesclagem Darken com um pouco mais de contraste. Transforma pixels escuros em preto sólidos.

DARKER COLOR:
Comparam a base e a mesclagem e mantém os pixels mais escuros. As cores mais claras simplesmente desaparecem.

MODOS DE MESCLAGENS QUE CLAREIAM:

LIGHTEN, SCREEN, COLOR DODGE, LINEAR DODGE e LIGHTER COLOR

LIGHTEN:
Neste modo as cores mais claras prevalecem. O Photoshop mantém as cores de base e as mescladas que forem mais claras e acaba vetando as mais escuras.

SCREEN:
O Photoshop multiplica o oposto das cores de mesclagem e de base, deixando tudo mais claro, como se fosse um produto branqueador derramado sobre a imagem. Pode clarear suas fotos quando foram tiradas com o flash desativado.

COLOR DODGE:
Esse modo clareia sua imagem, diminuindo o contraste.Transforma os pixels claros em brancos sólidos e permanece os escuros para mostrar o realce.

LINEAR DODGE:
Este modo clareia a imagem aumentando o brilho. É a mistura do Screen com o Color Dodge, para clarear sua imagem mais do que qualquer outro. Mas deve-se ter cuidado ao utilizá-lo, pois ele transforma todas as cores claras em branco.

LIGHTER COLOR:
Apenas mantém os pixels/cores mais claros.

MODOS DE MESCLAGEM DE ILUMINAÇÃO:

OVERLAY, SOFT LIGHT, HARD LIGHT, VIVID LIGHT, LINEAR LIGHT, PIN LIGHT e HARD MIX

OVERLAY:
Ele multiplica os tons de cores. Se a cor de mesclagem for 50% cinza o Photoshop multiplica o valor de sua cor pela cor de base. Se for mais clara do que 50% de cinza ele multiplica o valor da cor pelo inverso da cor.

SOFT LIGHT:
Ele clareia as partes mais claras e escurece as mais escuras. Você pode usar esse modo pra fazer uma imagem refletir em uma superfície de metal.

HARD LIGHT:
Combina os modos Multiply e Screen. Se a cor de mesclagem for mais claras do que 50% cinza a cor fica mais clara igual ao Sceen. E se for mais escura fica igual ao Multiply.

VIVID LIGHT:
Neste modo o Photoshop aplica o Color Burn para aumentar o contraste de cores mais escuras do que 50% cinza, e o Color Dodge para diminuir o contraste de cores mais claras do que 50% cinza. Pode-se utilizar para que uma imagem ou textura apareça.

LINEAR LIGHT:
Combina os modos Linear Burn e Linear Dodge. Linear Burn para reduzir o brilho das cores mais escuras do que 50% cinza e o Linear Dodge para aumentar o brilho das cores mais claras do que 50% cinza. Ótimo para adicionar textura em imagens.

PIN LIGHT:
Combina os modos Lighten e Darken. Raramente será usado, pois produz resultados estranhos.

HARD MIX:
O Photoshop altera todos os pixels para cores primárias deixando você com blocos sólidos de cores e brilhos de auto-contraste.

MODO DE MESCLAGEM COMPARATIVO:

DIFFERENCE e EXCLUSION

DIFFERENCE:
Esse modo analisa o brilho das cores de base e de mesclagem e retira os pixels brilhantes. Se usar o branco o Photoshop altter para que pareça o negativo de um filme. Se usar o preto o Photoshop não altera nada.

EXCLUSION
: É semelhante ao Difference, mas resulta em um pouco menos de contraste. Invertem as cores de uma imagem. O preto é neutro em ambos os modos.

MODOS DE MESCLAGEM DE MATIZ:

HUE, SATURATION, COLOR e LUMINOSITY

HUE:
Preserva as cores de clareza e saturação da cor de base e adiciona a matiz (cor). Se você deseja alterar a cor de um objeto sem deixá-lo mais claro ou mais escuro é só utilizar o Hue.

SATURATION:
Ajuda a aumentar a intensidade de cor da imagem, e mistura a matiz e a luminosidade.

COLOR:
Mantém a luminosidade da cor de base e seleciona a matiz e a saturação da cor de mesclagem.

LUMINOSITY:
Esse modo a matiz e a saturação da cor de base e obtém a luminosidade da cor de mesclagem. Utilize o Luminosity quando você estiver melhorando a nitidez de ima imagem. Também é muito útil quando você está utilizando layers de curvas ou níveis.