Criando Assinatura em HTML no Outlook 2007/2010




Olá amigos!!

Com o lançamento do Outlook 2007 e posteriormente o 2010, a Microsoft retirou a opção de criar uma assinatura usando códigos HTML e com isso os usuários que usavam assinatura com pequenas imagens ou até mesmo com as fontes mais estilizadas, ficaram impedidos de tornar pessoal suas assinaturas usando o serviço de e-mail desse programa.
Na versão 2003, o interpretador de texto era o próprio navegador Internet Explorer. Já a partir da versão 2007, o interpretador passou a ser o próprio Word, causando assim esse problema, pois ele não entende códigos HTML e muito menos CSS, que torna a estilização possível.

Na época, a própria Micosoft publicou um artigo informando que o Outlook 2007 não suportaria mais formulários, imagens em GIF, JPG, PNG etc, animações em flash, imagens de fundo tipo papel de parede e floats.

Bom, saiba você que esse problema tem sim solução e a partir desse tutorial poderá criar suas assinaturas estilizadas com HTML e CSS sem nenhum problema!

Vamos começar.

Primeiro passo é criar uma assintura em HTML. Se você não entende muito, pode copiar essa aqui que criei e depois você edita do jeito que preferir. É simples, mas quebra um galho para a finalidade do tutorial.

Ok. Deu um pouquinho de trabalho, mas ficou bem legal, né?!

Pra criar esse código HTML, você pode usar qualquer editor como por exemplo o DreamWeaver da Adobe ou até mesmo o bloco de notas, porém terá que salvar como HTML. No caso dessa assinatura, daremos o nome de sign.html

Agora que estamos com nossa assinatura em HTML pronta, precisamos importá-la para dentro do Outlook, siga os passos abaixo:





Vá até o menu Arquivo e selecione Opções.

Em seguida, uma janela irá se abrir e você irá selecionar Email no menu do lado esquerdo e depois Assinatura conforme mostra a imagem abaixo:





Nesse momento, a janela Assinaturas e Papel de Carta irá aparecer pra você, clique no botão novo, digite o nome que quer dar para sua assinatura e clique em ok, do jeito que mostra a figura seguinte:





Você notará que uma nova assinatura foi incluída, agora terá que selecionar tanto na opção Novas mensagens quanto em Respostas/encaminhamentos. Feito isso, dê ok.





Agora é só fechar a janela Opções do Outlook:





Até aqui tudo bem, agora vamos a parte mais chata que é colocar o arquivo HTML para funcionar no Outlook.
Quando você cria uma assinatura no Outlook, ele gera 3 arquivos com as extensões: HTM, RTF e TXT. Todas as 3 estão numa pasta padrão do próprio programa, então você terá que seguir o caminho abaixo:

C:\Users\usuário\AppData\Roaming\Microsoft\Assinaturas

Olha o meu como ficou:



Você vai notar que os 3 arquivos criados possuem o mesmo nome que você deu pra assinatura, aqui no meu caso como já tinha uma criada, eles apareceram como welive.
Se por acaso o seu sistema não mostrar as extensões desses arquivos e você não conseguir identificar cada uma delas, basta seguir o passo abaixo:

Pressione ALT no teclado e um menu irá aparecer, escolha Ferramentas - Opções de pasta:



Agora vá na guia Modos de exibição e desmarque a opção Ocultar as extensões dos tipos de arquivos desconhecidos:





Pronto! Agora você as extensões dos arquivos que mencionei acima.
Agora que você sabe qual é o arquivo HTM, vamos abri-lo no seu editor HTML ou clicando com o botão direito nele, escolha Abrir como e depois Bloco de Notas:



O bloco de notas abrirá com um conteúdo HTML, você terá que apagar tudo. Pressione CTRL + A e depois DELETE.
Agora copie todo o código HTML que nós criamos, aquele lá de cima, cole dentro desse arquivo e salve-o.
Sua assinatura está criada e pronta pra ser usada.
Volte ao Outlook, abra um novo e-mail para enviar e note que ela já aparecerá.





E aí, gostou?!
Com sua assinatura estilizada, tenho certeza que causará boa impressão em seus amigos e até mesmo nos seus clientes, afinal terá uma assinatura profissional.

Espero ter ajudado.
Até o próximo!