ConvertXtoDVD - Gravando filmes em DVD



Salve!!

Outro dia me perguntaram que programa é bom pra gravar DVD, bom existem vários, o próprio Nero que é o mais conhecido faz isso, porém um que eu gosto muito por ser prático, leve e fácil de usar é o ConvertXtoDVD.

Por conta disso, criei um "pequeno" tutorial de como usá-lo. Na verdade é bem fácil, pois ele é em Português, então é só ler as opções e ir colocando de acordo com o seu gosto, o que não souber, deixa como default mesmo.


Vamos lá!

Depois de ter baixado o programa, instale-o no seu PC e execute-o. Irá aparecer essa tela:



Antes de colocar algum vídeo pra converter, temos que configurá-lo, pra isso vá em Configuração – Geral, vai abrir a seguinte tela:



Depois de clicar em Geral, siga os passos:



A Pasta de Trabalho já vem configurada, pois o programa cria uma pasta para poder salvar os arquivos convertidos e depois gravá-los no DVD, então vc não precisa modificá-la, a menos que queira.

Deixe marcada a opção Lembrar a última pasta usada.

Inverter pré-visualização pode deixar desmarcada.

Esse programa é craqueado, então para que você não tenha ele bloqueado caso baixe alguma versão que precise confirmar o registro, melhor desmarcar a opção Procurar por atualizações na internet regularmente e complete marcando Não avisar sobre atualizações.

O Tema fica ao seu gosto, não influencia em nada, é questão de aparência mesmo.

Próxima tela, Idioma, escolha o seu:



Seguindo... Capítulos, não precisa modificar nada, deixa como default:



Próximo, Menus do DVD:

Box Modelo padrão – aqui você vai escolher qual tela de aparência para o seu DVD. Ele vem com algumas, escolha a sua de preferência e siga...



No box de baixo você terá as opções para configurar o texto do Menu na tela, aqui também é de livre escolha:



As 4 opções de baixo significam o seguinte:


- Reproduzir em sequência: no caso de você gravar um DVD com clipes de música, deixe marcada, pois isso fará que os clipes passem um atrás do outro sem você precisar ficar apertando Play;

- Ignorar o menu principal: se você gravou um filme, pode marcar aqui, isso fará o filme começar logo após o DVD ser carregado em seu aparelho;

- Retornar ao menu de títulos após a reprodução de cada título: mesma coisa no caso de DVD de clipes, ele retornará ao Menu para você selecionar qual clipe quer ver;

- Não criar menu de títulos para um único vídeo: se for um filme, realmente não vai precisar de Menu pra mostrá-lo, basta seguir direto pra rodar o filme.


Na próxima tela você terá a opção Codificando, deixe no recomendado como a figura mostra:



Em Tamanho desejado, deixe DVD-5 (4400 MB) e em Prioridade de conversão deixe Normal.

No menu Processamento de vídeo, deixe as 2 opções em Recomendado:



Em Efeitos sonoros, também não há muito o que fazer.

Esses efeitos são comandos de voz que o programa fornece para que você tome uma determinada ação, por exemplo: após ele ter convertido o arquivo, uma voz feminina irá pedir (em inglês) que você insira uma mídia em seu drive. O idioma em que ela fala pode ser alterado e são 5 opções, escolha ao seu gosto.



Vamos seguir, próximo será Especificação do DVD.

O Formato deixe o Automático e em Resolução do DVD deixe em Alta.

Em Proporção de tela também é bom deixar em Automático, a menos que você tenha certeza que vai ver o filme somente numa tela de 4:3 ou em widescreen (16:9).



Agora vamos para o Menu Gravando:



A seta vermelha indica onde você irá colocar o nome do seu DVD, nas opções seguintes temos:

- Adicionar arquivos originais no DVD (se possível): se você quiser e tiver espaço pra isso, pode gravar o arquivo original junto com o convertido;

- Apagar pasta após gravação bem-sucedida: o programa abre uma pasta com o nome do filme pra salvar os dados do arquivo convertido (video_ts e audio_ts), você pode apagá-la pra não gastar espaço em seu HD;

- Envia dados de gravação para o banco dados online da VSO: não há nenhuma necessidade disso;

- Bloquear acesso ao disco até o término da gravação: importante deixar marcada;

- Sempre apagar co regravável sem advertência: isso serve pro caso de você usar aqueles discos que podem ser apagados pra gravar novamente.


Em Opções SAO no DVD-R deixe como Automático.

Está acabando!!

Em Legendas deixe no idioma padrão, mas lembre-se de uma coisa: caso seu filme possua legenda, o arquivo .srt deverá ter o mesmo nome do arquivo de vídeo, diferente apenas a extensão que será srt pra legenda e dentro da mesma pasta. O programa irá acrescentá-la automaticamente.



Em Áudio, deixe como na figura abaixo:



Pronto, terminamos a configuração.

Agora vamos acrescentar nosso vídeo para ser convertido.

Vá em Arquivo – Adicionar arquivo de video ou simplesmente aperte Insert no seu teclado.

Busque o arquivo na pasta que ele estiver, selecione-o e abra. Irá aparecer essa tela:



Coloque o nome do seu filme onde está a seta vermelha e não se preocupe com as outras opções, pois elas foram todas marcadas na configuração que fizemos.

Uma opção que é muito importante é a codificação do sistema a ser gravado: Pal ou NTSC. Bom, a opção Pal que é a padrão do programa vai fazer com que seu DVD só seja lido em alguns aparelhos, pois ela é da Europa, enquanto que a NTSC é dos EUA e Ásia. Como a maioria dos nossos aparelhos trabalham com o sistema americano, para que seu DVD seja lido por qualquer aparelho, marque essa opção como mostram as imagens a seguir:



Em seguida:



Depois é só clicar no botão Converter e aguardar a conversão.

Na telinha ao lado irá aparecer as imagens do filme como uma pré-visualização.

Você pode escondê-la se quiser.

Após ele converter seu vídeo, aquela voz feminina que falei acima irá pedir que você insira a mídia virgem no drive e depois que você fizer isso o botão Gravar será disponibilizado, basta clicar nele e esperar novamente.



Enfim terminamos de gravar nosso filme.

Veremos a última tela e depois disso é só pegar seu DVD, colocar em seu aparelho, se recostar no sofá e curtir seu filme!



Gostaram?

Agora é só baixar o programa nesse LINK.